Comunicado importante da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em 06/05/2020 às 08:01 - Atualizado em 07/05/2020 às 12:20

Desde a suspenção das aulas em 19/03/2020, em função das medidas de prevenção e combate ao COVID-19, viemos analisando e buscando alternativas para a Educação da Rede Municipal de Ensino de Peritiba. Lançamos em 07/04, no site oficial do município, uma carta aos pais explicando a situação na qual estamos inseridos e as medidas tomadas até então. Viemos também, desde então, divulgando através das páginas de Facebook das escolas da rede municipal algumas orientações às famílias e dicas de interações e experiências que podem ser desenvolvidas em casa.

Posterior ao decreto municipal 67/2020, pautado nas determinações do Governo do Estado que prorroga a paralização das ou aulas até 31/05, iniciaram-se os estudos que nortearão as futuras ações na educação.

Viemos nos reunindo e debatendo sobre os rumos da educação. Juntos estamos Construindo o PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PERITIBA que trata do REGIME ESPECIAL DE AULAS COM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS.

Neste plano de atendimento emergencial para a educação pública municipal, inicialmente realizamos estimativas de possível reposição das aulas no período pós pandemia, levando em consideração a possibilidade de sábados, feriados, contraturno escolar e atividades pedagógicas não presenciais.

Esclarecemos que os primeiros 15 dias de suspensão das aulas, correspondem ao período de recesso escolar de Julho e Dezembro.  A partir do dia 03/04 em diante, serão considerados para posterior reposição de aulas.

Como o período de paralização se estendeu por um tempo considerável, temos muito claro, que precisamos pensar em estratégias de manutenção de contato/vínculo com as crianças, elas não podem ficar tanto tempo distantes da escola, elas precisam sentir-se acolhidas. Iniciaremos com a equipe de professores, o trabalho de estruturação de atividades não presenciais aos alunos do Ensino Fundamental durante período da pandemia.

Prezados pais, fiquem tranquilos, não iremos saturar as crianças com muitas tarefas. Estamos pensando com muito carinho em todos os passos. Não podemos fazer “testes” com as nossas crianças. Estas atividades pedagógicas não presenciais constituem um trabalho complementar de aprendizagem, evitando atividade por mera repetição. Serão atividades significativas, lúdicas, prazerosas e que a criança possa realizar sozinha ou com ajuda dos pais.

Nós precisamos pensar em estratégias alternativas para os vossos filhos, e os vossos filhos precisarão de rotinas e hábitos de estudo diários. Vamos precisar muito do apoio dos pais!

As atividades pedagógicas não presencias não serão enviadas para as crianças da Educação Infantil realizarem individualmente. Serão enviadas aos pais sugestões de leitura, histórias infantis, cantigas, brinquedos e brincadeiras, links com experiências e materiais que podem ser utilizados pelos pais, irmãos, avós, enfim, toda a rede de apoio que está ficando com nossas crianças pequenas. Os pais também podem ensinar as brincadeiras, cantigas, brinquedos e histórias da sua infância. Importante ressaltar que o que será enviado são sugestões, e se forem realizadas, precisa ser através de brincadeira, de maneira leve, prazerosa e lúdica.

Estaremos comunicando o início do envio das atividades pedagógicas nos próximos dias.

Para os alunos do Centro Educacional Professor José Arlindo Winter será enviado o Livro Didático Integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil e outros materiais digitalmente através da plataforma da Positivo ON e/ou por meio do WhatsApp. Aqueles que não tiverem acesso ao conteúdo de forma digital, as mesmas serão disponibilizadas de forma impressa, que será entregue na unidade escolar, com dia e horário marcado, evitando aglomerações, do mesmo modo, os professores estarão disponíveis em dias e horários marcados para orientações e esclarecimentos.

Para os alunos do Centro de Educação infantil Mateus Petter o material será enviado digitalmente aos pais através do Facebook ou por meio do WhatsApp. Outros materiais serão disponibilizados aos pais, que serão entregues na unidade escolar, com dia e horário marcado, evitando aglomerações, do mesmo modo, os professores estarão disponíveis em dias e horários marcados para orientações e esclarecimentos.

Pretendemos iniciar o encaminhamento das Atividades Pedagógicas não presenciais a partir da segunda semana de maio. Fiquem atentos às mídias sociais, site do Município e programação de rádio.

Vivemos todos um momento de muita insegurança, porém a escola precisa continuar sendo proposta de esperança, onde nascem sonhos... não é lugar onde se faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende. Priorizaremos a QUALIDADE e a aprendizagem significativa acima de tudo.

Precisaremos da colaboração de vocês pais, e mais do que nunca, precisamos da união entre família e escola. Isso fará toda diferença. Juntos somos mais e com espírito colaborativo daremos o melhor encaminhamento para aprendizagem das crianças!