NOTA À POPULAÇÃO PERITIBENSE

Publicado em 07/04/2020 às 16:08 - Atualizado em 07/04/2020 às 16:11

A Administração do Município de Peritiba, sensibilizada com a situação do País provocada pela pandemia do Corona Vírus, que fatalmente afeta o sistema de saúde e tem provocado danos à economia do Município. Há preocupação também com o emprego e a renda das pessoas e o andamento do setor produtivo do nosso Município – Indústria, Comércio e agricultura, e tendo os estudos dos impactos na arrecadação do Município, com a queda considerável da receita mensal, vem prestar esclarecimentos à população.

- Hoje o Município de Peritiba tem uma posição não alarmante perante ao quadro econômico, fruto de uma Administração séria e responsável com o dinheiro público e com a colaboração dos servidores.  Porém, com a queda considerável da receita, a nova realidade econômica precisa ser tratada com a devida atenção, e sendo assim, após reunião e deliberação coordenada pela Sra. Prefeita Municipal várias decisões já foram tomadas e serão regulamentadas por Decreto ou por Lei Municipal, conforme o caso, mas que na prática já estão sendo adotadas:

- Corte de despesas com cursos, viagens, horas extras (com exceções pontuais);

- Suspensão e ou redução de contratos de serviços;

- Corte de valores com diárias sendo pago somente o ressarcimento nos casos de viagens;

- Suspensão de todos os eventos públicos, inclusive o Kerbfest de Rua, Campeonatos Municipais e Kerbfest dos Idosos entre outros;

- Não fornecimento da cesta básica aos servidores, prevista para o mês de maio;

- As demais despesas e gastos com a manutenção dos serviços estão sendo revisados para que não seja afetado o atendimento e continuidade dos serviços essenciais.

- Foi instituído Comitê de Gerenciamento de Ações do Covid-19, onde fazem parte representantes de vários segmentos, onde são discutidas estratégias e medidas de combate à pandemia.

As obras que estão sendo executadas, como o asfalto de vias públicas, bem como a Rua Coberta, estão com os valores financeiros garantidos e projetos concluídos.

Além da situação provocada pela pandemia do vírus, temos ainda uma forte estiagem que tem assolado o Município e temos serviços essenciais que estão sendo mantidos e tem que ser ampliados, como o transporte de água e abertura de fontes.

Neste momento tão grave e de fortes incertezas não podemos deixar de agradecer a equipe de funcionários e colaboradores que tem se dedicado ao máximo, mesmo em tempos de medidas restritivas, para manter as atividades básicas, e ao povo de forma geral que tem obedecido às ordens restritivas, que tem dado resultado. Nosso Município ainda não foi atingido por nenhum caso de contaminação pelo vírus e queira Deus e, com a consciência e colaboração das pessoas, que assim continue.

A equipe da Saúde implantou estratégias nos atendimentos em vários setores, justamente para evitar o contágio das pessoas. Pedimos a compreensão da população Peritibense para que procure os serviços de Saúde somente em caso de extrema necessidade e urgência, sabemos que é uma medida atípica, mas necessária.

A equipe da Assistência Social também se preparou para este momento onde tem voltado suas ações para as famílias em maior situação de vulnerabilidade, orientando e auxiliando as pessoas, pois tivemos um aumento atípico no fornecimento de cestas básicas e busca pelo auxilio emergencial do Governo Federal.

A Secretaria de Educação é a que mais tem medidas restritivas por determinação Estadual e nesse momento não pode dar continuidade às aulas e está preparando um material informativo para as famílias.

Os demais serviços do Município estão atendendo conforme demanda e necessidade, também com medidas restritivas e orientadas pelo Governo do Estado e Ministério Público.

Acreditamos que o Poder Púbico está tomando todas as medidas necessárias para atravessar este período de incertezas e preocupações, e pedimos que acompanhem no decorrer dos próximos dias novas medidas e atos necessários.

A Administração acredita que sairemos mais fortalecidos desta situação, esperamos e torcemos pelo retorno da atividade econômica, para que o emprego e renda retornem e as pessoas possam seguir suas vidas e seus planos.