Trabalho realizado na Unidade de Saúde é apresentado na 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”

Publicado em 16/03/2020 às 14:19 - Atualizado em 16/03/2020 às 14:19

Os servidores da Secretaria de Saúde de Peritiba, Liziane Trombetta, Gladistone Coghetto Júnior e José Ângelo Nunes da Silva, participaram da 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, em São Bento do Sul, entre os dias 11 e 13 de março.

O projeto, intitulado “Plano de intervenção para diminuição do uso indiscriminado de benzodiazepínicos na UBS de Peritiba”, foi desenvolvido no ano de 2018, na Unidade Básica de Saúde, com o intuito de reduzir a utilização pela população de Benzodiazepínicos, os famosos “faixa preta”. “Estes medicamentos são muito utilizados para a finalidade inadequada, que é indução do sono, e possuem um risco elevado de efeitos adversos a curto e longo prazo, principalmente o déficit de memória, mobilidade e dependência química” destaca a farmacêutica da Unidade, Liziane.

A ação foi conjunta, entre a Farmacêutica Liziane e os médicos do Município, onde foram chamados todos os usuários desses medicamentos e foram selecionados os que poderiam cessar o uso ou substituir por medicação mais adequada e/ou segura. O resultado dessa intervenção foi a redução de 24,4% do total de usuários desses medicamentos, o que gera benefícios na prevenção de doenças futuras, que poderiam aparecer pelo uso dos mesmos.

O projeto peritibense foi inscrito na 3ª Mostra catarinense: “Brasil aqui tem SUS”, na modalidade “Gestão da Assistência Farmacêutica”, passando por uma avaliação e pré-seleção, onde somente dois trabalhos do Estado foram classificados nesta modalidade. Sendo assim, os trabalhos selecionados foram para apresentação oral em São Bento do Sul, no VI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Nesta apresentação, o projeto foi avaliado por uma banca e foi premiado e selecionado para ser apresentado na 17ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que acontecerá no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, de 8 a 10 de julho de 2020, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

A Mostra foi realizada durante o VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC, evento este que reúne gestores e técnicos em saúde de todo o Estado, com o objetivo de promover debates e trocas de experiências entre os Municípios catarinenses. Neste ano, o tema debatido foi "O perfil do gestor público na atualidade: práticas de gestão efetiva e gestão baseada em evidências".