Conclusão de curso Senai

Publicado em 17/12/2019 às 11:18 - Atualizado em 17/12/2019 às 11:18

Na noite da última segunda-feira, 16, foi realizada a cerimônia de entrega de certificados aos alunos que concluíram o curso de Iniciação Profissional em Mecatrônica, do Senai.

Desde 2016 a Administração Municipal havia pensado em desenvolver projetos para atender a demanda dos jovens e adolescentes do Município, no contraturno escolar. Em dezembro de 2018 foi lançado o Projeto “Jovem inovador”, no qual a proposta consistia em oferecer aos jovens de 13 a 18 anos, uma oficina de tecnologia e inovação, para auxiliar na inicialização profissional, com foco nas áreas de informática (programação), automação, eletricidade, mecânica, de forma a promover o desenvolvimento extraclasse e oportunizar aos adolescentes e jovens uma vivência e contato com áreas tecnológicas, que sirvam de orientação à sua futura profissão.

Assim, buscou-se uma parceria com o SENAI – Concórdia, onde viabilizou-se a oferta de 3 possíveis Cursos Técnicos nas áreas de tecnologia e inovação: Mecatrônica, Automação Residencial e Programador de dispositivos móveis.  Os professores do SENAI estiveram no município divulgando os cursos aos alunos e posteriormente foi realizada uma pesquisa de opinião com os jovens e adolescentes desta faixa etária e o curso com maior demanda de procura foi o de Mecatrônica.

Em fevereiro realizaram-se as inscrições e, de 43 inscritos, foram selecionados 32. Os critérios de classificação levaram em consideração prioritariamente os alunos em situação de Vulnerabilidade Social-Usuários de Programas de Transferência de Renda, que foram apontados pela equipe do CRAS e posteriormente foi realizada a análise do Histórico escolar, fornecido pela direção do Colégio Estadual Irmã Anunciata Sperandio, levando em consideração as melhores médias no ano de 2018.

Os alunos iniciaram o curso no mês de março. Sendo ofertado todas as quintas-feiras, no período vespertino, das 13h às 16h30min totalizando 140 horas. Além do curso os alunos também utilizam o transporte oferecido pela Administração Municipal, gratuitamente.  O total de investimentos entre o curso e o transporte foi de R$ 46.590,00. Deste montante, R$ 20.000,00 foram custeados pela Engie Brasil – Usina Hidrelétrica de Itá, através da aprovação do Projeto desenvolvido pelo Município, em parceria com Maristela Strauss.

“Visamos através desse projeto, oferecer oportunidade aos nossos jovens para ampliarem seu conhecimento, tornando-se indivíduos criativos e empreendedores. Investimos em nossos futuros empreendedores, oferecendo a eles um curso de qualidade de uma instituição renomada que é o SENAI” destaca a Secretária de
Educação, Luana Carolina Schardong.

Ao longo do ano, infelizmente alguns alunos desistiram das aulas e 25 alunos finalizaram curso. Todos receberam certificados e o aluno Murilo Biazin de Souza, além do certificado, recebeu uma medalha por Aluno Destaque.

A cerimônia foi realizada no Centro de reuniões e palestras da Secretaria de Educação de Peritiba.