Projeto desenvolvido no Centro Educacional recebe Prêmio Escola Cidadã

Publicado em 25/11/2019 às 10:10 - Atualizado em 25/11/2019 às 10:10

Na quarta-feira, 20, alunos do 5º ano 01 e 02, do Centro Educacional Prefº. José Arlindo Winter, juntamente com a diretora Cristiane Hoffmann da Costa e a professora Dulci Rauber Bacca, estiveram no município de Chapecó, representando as turmas e demais professores, na entrega do Prêmio Escola Cidadã e Poesia Destaque 2019, desenvolvido pela Fundação Aury Luiz Bodanese e Cooperativa Central Aurora Alimentos, através do Programa Eco Cooperação e Programa Roda de Leitura.

Na ocasião, a escola peritibense recebeu o prêmio de 3º colocado, com o projeto “Destino correto do lixo, responsabilidade de todos”, que contou com a parceria de todos os profissionais do CEPJAW, alunos, pais e comunidade.

36 instituições de ensino participaram do evento e receberam certificados como forma de agradecimento às inscrições dos poemas e relatórios. Para os jurados, não foi uma tarefa fácil selecionar os melhores projetos com foco no tema “Valorizando boas práticas socioambientais”. Foram 34 projetos inscritos em Santa Catarina, 23 no Rio Grande do Sul e sete nos demais Estados (Paraná e Mato Grosso do Sul).

A premiação integra o programa Eco Cooperação e Roda de Leitura voltados a educação ambiental e contação de histórias que iniciou em 2001.

A mesa avaliadora do prêmio Escola Cidadã foi composta por Mateus Potrich, Luciano Bergonzi, Graciele Valerius, Manuela dos Passos e Luíza Denardin Poletto, representando respectivamente a Aurora Alimentos, a Polícia Militar Ambiental, a Copérdia, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Unoesc) e o Instituto Lixo Zero Brasil.

A mesa de jurados da Poesia Destaque contou com Leandra Otowicz, Sandra Toffolo, Elisandra Forneck, Grasieli Bernardi e Caroline Miotto, que representam respectivamente a Feira do Livro de Chapecó, a Unoesc, o Centro de Memória Alfa, a Secretaria de Cultura de Chapecó e a Biblioteca Pública do município.

Para o Prêmio Escola Cidadã, foram considerados os critérios de sustentabilidade, inovação, alcance dos objetivos propostos, relevância e impacto das ações realizadas, cooperação entre escola e comunidade e continuidade do projeto na premiação Escola Cidadã. Na categoria “Demais Estados”, o projeto intitulado “Tecnologias Informacionais e a Logística Reversa”, do Colégio Estadual Vera Cruz (Mandaguari/ PR), recebeu o primeiro lugar.

O primeiro lugar, em Santa Catarina, foi consagrado à Escola de Educação Municipal André Antônio Marafon, de Chapecó, com o projeto intitulado “Clubinho do Meio Ambiente”. O Centro Educacional Dom Bosco recebeu o segundo lugar com o relatório “Plantando a Semente da Conscientização: família solidária e ambientalmente correta”. O Centro Educacional Professor José Arlindo Winter, de Peritiba, recebeu a premiação e o troféu de terceiro colocado, com o projeto intitulado "Destino Adequado do Lixo, Responsabilidade de Todos".

A premiação aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. (fonte: https://www.blogdoprisco.com.br/fundacao-aury-luiz-bodanese-revela-vencedores-do-premio-escola-cidada/)