Peritiba em 1º lugar no IDEB Municipal

Publicado em 03/09/2018 às 16:48 - Atualizado em 03/09/2018 às 16:48

Nos resultados do IDEB, divulgados hoje, Peritiba ficou com a melhor nota da região da AMAUC e a 5ª melhor nota do Estado, a nível  de ensino Municipal.

1º Iporã do Oeste 7.9
2º Luzerna 7.7
3º Santiago do Sul e Irineópolis  7.6
4º São João do Oeste 7.5
5º Peritiba e Anchieta 7.4

“Este é um resultado de anos de comprometimento, dedicação e amor pela educação. Resultado do esforço de cada um, dos Pais, Poder Público e especialmente todos os profissionais da educação -professores, merendeiras, serventes, auxiliares, motoristas. Todos contribuem diariamente para o sucesso da educação de nosso município” destaca a Secretária de Educação, Luana Carolina Schardong.

A Educação de qualidade no Município reflete o comprometimento com cada etapa, desde o curso de gestantes, perpassando a creche, Pré-escola e vai se perpetuando ano a ano das séries iniciais do ensino fundamental.

A Secretária Luana completa que “os números estão comprovando que temos um povo que valoriza a educação e que estimula seus filhos a estudar. Prova da verdadeira parceria entre família e escola e do compromisso da Administração em sempre garantir as melhores condições para uma aprendizagem de sucesso”.

A Educação de qualidade é a chave para um futuro próspero e o comprometimento e participação da família com a Escola é um dos fatores que mais alavanca os bons resultados nos municípios.

O que é o Ideb
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos.

Em Santa Catarina, nos anos iniciais do fundamental, somente no ano de 2005 o estado não atingiu a meta. Já com relação aos anos finais do fundamental, a meta foi batida apenas nos anos de 2007, 2009 e 2011. No ensino médio, por três vezes a meta foi superada: nos anos 2007, 2009 e 2011.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Origem do Ideb
O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.

Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).

Para que serve

Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças.