Comemorações alusivas ao dia do Idoso

Publicado em 03/10/2018 às 15:15 - Atualizado em 03/10/2018 às 15:15

O mês de setembro foi marcado pelas comemorações alusivas ao dia do idoso. A 8ª Edição da Semana da FelizIdade Peritibense, foi organizada pelo CRAS Recanto Familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoiada pela Administração Municipal de Peritiba.

O Conselho Municipal do Idoso e os profissionais do CRAS realizaram, inicialmente, visitas aos idosos acamados e com maiores restrições, sem condições de participarem das demais atividades comemorativas.

Já a semana de 24 a 28 de setembro foi marcada por momentos de planejamento, reflexão e de confraternização. Na segunda-feira aconteceu a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, onde aproximadamente 100 idosos acompanhados de profissionais das diversas políticas públicas e membros do Conselho Municipal do Idoso elaboraram propostas e ações para melhoria da qualidade de vida na terceira idade a nível municipal, estadual e federal. Ao término foram eleitos delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Na quarta-feira, dia 26, os idosos tiveram uma palestra preventiva com a fisioterapeuta Vanessa Theisen, que falou sobre autoestima, a importância da prática de exercícios físicos e sobre a qualidade de vida na terceira idade. A palestrante encerrou o momento com uma técnica de aproximação e integração. Aproximadamente 150 idosos participaram deste momento.

Na sexta-feira, as atividades iniciaram com uma caminhada da Praça Municipal até o Camping Ferradura. Também havia à disposição transporte até o local. Na chegada os idosos foram recepcionados pelos membros do Conselho Municipal do Idoso, e receberam de lembrança um guarda-chuva personalizado. Na sequência puderam participar da Gincana da Terceira Idade, que foi coordenada pela educadora física Diana Ferreira. Ao término da gincana foi servido o almoço, e durante a tarde teve o matinê com a Banda Cia Musical. Participaram deste dia cerca de 350 idosos.